Como Investir na Bolsa de Valores

como-investir-em-bolsa-de-valores

A Bolsa de Valores é uma instituição administradora de mercados. No caso brasileiro, a BM&FBOVESPA é a principal bolsa de valores, responsável por administrar os mercados de Bolsa, Balcão Organizado, Mercado de Bolsa de Derivativos e de Futuros. Resumindo, a Bolsa de Valores nada mais é do que um lugar para se comprar ou vender ações.

Uma ação é uma parte, um “pedaço” da empresa. Sendo assim, quando uma pessoa compra uma ação ela se torna um pequeno sócio da empresa. Quem deseja tornar-se um acionista deve, primeiramente, fazer um cadastro em uma corretora associada a Bovespa. Não existe um valor mínino para começar a investir, os preços geralmente variam de acordo com a empresa e/ou corretora.

A compra de ações é considerado um investimento de alto risco devido às variações nos preços de ações e à falta de garantia de retorno do que foi investido. Não é nenhum bicho de sete-cabeças, mas para se tornar um acionista de sucesso você precisa saber investir corretamente seu dinheiro e para isso, conhecimento sobre o mercado de ações é indispensável.

Existem diversos sites que esclarecem dúvidas sobre o assunto, mas o mais seguro e mais aconselhável é que se entenda um pouco sobre este universo. Para isso, existem livros e cursos que preparam o aluno para o dia-a-dia do Mercado de Capitais, como: Curso sobre Bolsa de Valores, Como investir em ações, Como operar em Bolsa de Valores, Análise Gráfica e etc.

Em menos de sete anos, o número de pessoas físicas operando na Bolsa teve um crescimento de quase 2000%, ou seja, como em qualquer outro mercado a concorrência é acirrada. Por isso, antes de começar a investir, se informe, leia e estude bastante.